sábado, 9 de julho de 2016

Filmes em Libras

A minha preferência pessoal é por legendas nos filmes. Mas, sei que parte da comunidade surda gostaria que houvesse filmes com Libras. Para beneficiar todas as camadas diferentes da comunidade surda, existe um site que colocou acessibilidade audiovisual em alguns filmes, As diferentes identidades surdas complicam a acessibilidade para todos. Lembro que chegando na casa do meu colega, intérprete, percebo o pai dele, surdo profundo, assistindo o canal de tv de uma rede evangélica.
- Mas, ele é católico!! - eu disse. - Mostre para ele o canal de uma rede católica.
- Ele conhece o outro canal, Jairo, mas não gosta, porque só tem a legenda. Ele prefere esse, porque tem a intérprete de Libras.

Muito importante a iniciativa do site Filmes que Voam, em legendar e ao mesmo tempo incluir também a Libras. Parte da comunidade surda que não desfruta de filmes, nem mesmo os legendados, será beneficiada com a iniciativa.

Para assistir os filmes, basta ir ao site (www.filmesquevoam.com.br) e clicar nos canais de acessibilidade: Canal FQV - Acessibilidade ou Canal FQV Kids - Acessibilidade.

As diferenças de acessibilidade para os surdos é um grande complicador, pois há desinformação na forma de tratar os surdos.
- Surdos que preferem Libras em todos os momentos - sua língua mãe é a Libras. 
- Surdos que preferem a escrita (português) e a Libras - normalmente sua língua mãe é o português, mas utilizam também a Libras. Portanto, para escrita, legendas, informações em quadros ou painéis, preferem o português, mas em uma palestra, conversação ou apresentação, preferem a Libras ou o intérprete de Libras.
- Surdos que preferem somente a escrita (português) e a leitura labial - são os surdos oralizados que não conhecem e não se interessam pela Libras. Toda comunicação para eles deve ser em português.

Por isto, muitas vezes nos deparamos com conteúdo que beneficia somente uma parte da comunidade surda, pois só contém legendas ou somente Libras. Esclarecemos sempre para os que produzem vídeos de acessibilidade que é necessário legendas e Libras, para não excluírem parte da comunidade surda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.