quarta-feira, 25 de abril de 2012

Fazendo parte da história.

Minha ex-colega R. se irrita comigo, quando digo que a prova do concurso foi fácil.
- Mas, você é modesto demais, Jairo! Você fica falando que a prova foi fácil, mas não é bem assim, não. Muitos dos nossos colegas que passaram fizeram curso específico para este concurso. E dos que eu conheço e passaram nos primeiros lugares têm Curso Superior.
R. mesmo tem Curso Superior. É advogada.
- Eu digo que foi fácil porque eu não estudei nada. Peguei caneta, lápis e borracha e fui lá fazer a prova. E não esqueça que passei em primeiro lugar nas vagas reservadas para deficientes.
- Você é teimoso, heim? Sabe a menina que ficou em segundo lugar nas vagas de deficientes? Pois ela também tem Curso Superior. E estudou bastante para passar no concurso.
Comecei a rir:
- Então ela não estava em um bom dia quando fez a prova. Ela acertou uma questão a mais que eu, ficando em primeiro lugar até que saiu a correção da redação. A minha redação valeu 10 pontos mais que a dela e eu acabei em primeiro.
- Você não percebe, mas tem uma capacidade muito grande de aprendizado. Você deveria estudar mais e fazer algum concurso com proventos melhores. Já percebi que quando você não sabe de alguma coisa e a gente explica o básico, você assimila rapidamente e em pouco tempo já está por dentro do assunto.
- Bom, R., eu também tinha passado em outro concurso, mas perdi o prazo para entrega de documentos. Quando digo que uma prova foi fácil é porque eu não precisei estudar. Fui lá, fiz a prova e fiquei entre os primeiros, no outro concurso fiquei em segundo lugar. Veja bem, português é, na maioria das vezes, interpretação de um texto. Ora, compreensão de texto não é algo que se estude. Em seguida, prova sobre  legislação, administração e leis. Bom, aí vale também um bocado de interpretação: você pode observar que é possível eliminar respostas, as que você tem certeza que estão erradas e as que sobram, normalmente, duas, muito parecidas. Destas duas, você vai na mais lógica ou chuta, com boa possibilidade de acertar. E neste último concurso a terceira matéria era informática, que eu tenho excelentes conhecimentos.
- Isso só demonstra que você é muito inteligente. Você sabe aquele outro nosso colega que vem muito aqui no nosso setor? Ele tem uma leve deficiência física e foi chamado agora.
- Não sabia que ele entrou através das vagas de deficientes.
- Pois foi quarto ou quinto, não estou bem lembrada. Ele também tem Curso Superior. Passou inclusive, em outro concurso de nível superior. Está esperando ser chamado. Quase todos que disputaram as vagas de deficientes têm Curso Superior. Só você que tem Ensino Médio e desbancou todos passando em primeiro lugar.
- Isso prova que o Ensino Superior está uma vergonha... ninguém aprende nada...
- E eu vou te dar um soco para você falar sério! - disse R. rindo - Você é muito inteligente e deveria estudar para um concurso mais qualificado.
R. passou grande parte do tempo junto comigo no setor incentivando isso. Eu achava legal ter uma amiga advogada, com quem entabulava boas conversas. Ela foi chamada por outro concurso de nível Superior, que ela ficou muito satisfeita, devido a remuneração melhor. Conseguiu uma vaga para a cidade natal dela. R. é uma boa amiga e vez ou outra conversamos por e-mail.

No futuro, quando a história do meu atual local de trabalho for escrita, eu, R. e os demais faremos parte desta história. Nós, concursados, somos os primeiros admitidos por concurso para esta autarquia (instituída em 2005). E constará que "a primeira vaga preenchida por um deficiente nesta autarquia foi de Jairo Fernando de Oliveira, deficiente auditivo, classificado em primeiro lugar."
Hehehe... podem rir, mas é a verdade!!

3 comentários:

  1. Você merece! Admiro você.

    ResponderExcluir
  2. Você merece! Admiro você! Elizete

    ResponderExcluir
  3. Saiba que sua colega R. continua aqui, te admirando sempre! Saudades!Grande abraço.

    ResponderExcluir

Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.